(61) 981185229  Brasília Shopping, Torre Sul, Salas 504-507

Três passos para melhorar a rosácea

O médico dermatologista, Dr. Eugênio Reis, respondeu às principais perguntas sobre rosácea, uma doença inflamatória que causa grande vermelhidão na pele. Veja quais os principais tratamentos


A rosácea é uma doença inflamatória com uma resposta alterada dos vasos da pele da face. Há uma dilatação dos vasinhos no centro da face, nariz e testa, deixando as regiões vermelhas.

O quadro pode ter uma forte piora após alguns gatilhos: exposição solar, momentos de maior ansiedade e estresse, ingesta de alguns alimentos mais condimentados, ingesta de alimentos e bebidas quentes, uso de bebida alcoólica, ambientes de temperaturas frias, uso de corticoides tópicos na face.

Outros locais diagnosticados pela rosácea seriam no pescoço, peito, couro cabeludo, orelhas, costas e olhos. Normalmente ela inicia dos 20 aos 40 anos, muito comum em pacientes de pele clara. Mulheres são mais acometidas que os homens num percentual de três por um, mas, os homens costumam apresentar formas mais graves e extensas, que podem resultar no famoso rinofima.

O médico dermatologista, Dr. Eugênio Reis, explica quais são os principais tratamentos para os casos de rosácea, entre outras medidas que ajudam a diminuir a inflamação dos vasos e até evita-los. Confira:

1) Use os cosméticos corretos
Os tratamentos da rosácea vão desde medidas gerais, como educação do paciente sobre o que é a Rosácea, buscar entender que existem fatores desencadeantes ou gatilhos que devem ser conhecidos e devem ser evitados pelo paciente. Produtos cosméticos devem ser não oleosos, bem como sem sabão e sem aditivos; evitar irritantes potenciais tais como toners e outras preparações contendo álcool, formaldeído, mentol, cânfora, laurilsulfato de sódio e adstringentes.

2) Use bons protetores solares
Protetores solares ou bloqueadores solares eficazes contra todo o espectro da radiação ultravioleta A e B são importantes para pacientes com rosácea, já que a pele da face é mais suscetível a danos causados pelo sol e piora da rosácea. Recomenda-se um FPS de 30 ou mais e bloqueios físicos utilizando dióxido de zinco ou titânio podem ser eficazes se os filtros solares químicos causarem irritação.

3) Tratamentos a laser são muito eficientes
Para reduzir a vermelhidão da face, fazer com que os vasinhos da face sejam removidos, existem tratamentos com uso de lasers que emitem comprimentos de onda de luz que fecham os pequenos vasos sanguíneos logo abaixo da pele. O calor da energia do laser se acumula nos vasos, causando o seu fechamento. Geralmente, são necessários pelo menos três tratamentos, dependendo da gravidade da vermelhidão ou dos vasos sanguíneos visíveis.

Os lasers vasculares também podem ser usados para ajudar a retardar o acúmulo de excesso de tecido e, em casos graves, um laser de CO2 pode ser usado para remover tecidos indesejados e remodelar o nariz. Também podem ser utilizados uma tecnologia chamada de luz intensa pulsada, eles imitam lasers, geram vários comprimentos de onda para tratar um espectro mais amplo de tecido. Como em qualquer técnica cirúrgica, a segurança e a eficácia da terapia a laser podem depender da habilidade do médico e da qualidade do equipamento.

Dr. Eugênio Reis – Dermatologista
CRM-DF I 15586 I RQE: 10615.7
(61) 3328.6449/ 98118.5229

Não encontrou o que estava procurando?

Faça a sua pesquisa no campo abaixo:

Destaques

Título Tratamento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Últimas Publicações