(61) 981185229  Brasília Shopping, Torre Sul, Salas 504-507

Cirurgias podem trazer 90% de cura em pacientes com Vitiligo

Este texto foi elaborado com o objetivo de informar você sobre este assunto. Mas se ainda tiver qualquer dúvida, você pode falar agora com uma de nossas consultoras, no nosso canal exclusivo do Whatsapp, clicando no botão abaixo:

A doença, inclusive, foi tema de discussão na edição do BBB 2021: afinal de contas, como Michael Jackson conseguiu acelerar a sua despigmentação?


Sem conseguir mais esconder, em 1993, o cantor pop mais famoso do mundo, Michael Jackson abriu o jogo: tenho um problema de pele. E logo em seguida, seu dermatologista confirmou o diagnóstico de vitiligo. E a jogadora do reality BBB, Karol Conká, afirmou dentro da casa que o cantor desenvolveu as manchas por problemas emocionais resultados de preconceito racial. “Nunca vi nenhuma outra pessoa em que o corpo tenha ficado 100% branco”, disse.

Em partes, Karol não estava errada. Levando em consideração que vitiligo é uma doença autoimune, estudos já comprovaram inúmeras vezes que a instabilidade emocional por abalar fortemente o sistema imunológico. Mas de fato eles não foram o que determinaram que Michael ficasse com o corpo totalmente sem pigmentação.

Caso o paciente tenha uma área grande em que o vitiligo tenha se alastrado, o procedimento normal é finalizar essa despigmentação: por meio de laser e com hidroquinona, um composto orgânico usado na revelação de fotos, que destrói nossa capacidade de produzir melanina, causando um clareamento. A desvantagem é que essa parte também fica exposta aos raios UV. Daí a preferência do cantor POP por luvas e chapéus.

As causas ainda não são definidas
As lesões formam-se devido à diminuição (ou ausência) de melanócitos, células responsáveis pela formação da melanina. As causas da doença ainda não estão estabelecidas, mas sabemos que fenômenos autoimunes estão associados. O tratamento mais adequado deve ser discutido com um dermatologista.

Quando o vitiligo é detectado, é muito importante que o dermatologista faça a classificação de qual tipo trata-se aquela doença. Isso determina a possível evolução do paciente e também os tratamentos com maior chance de sucesso.

Vitiligo Segmentar
É uma forma agressiva da doença, lesões em apenas um lado do corpo, que respeitam a linha média corporal e que é mais comum na infância. Cerca de 90% dos casos são relatados em paciente abaixo dos 30 anos de idade. É um tipo que acontece também em um único momento. Tem crescimento rápido e alcança o seu tamanho final em pouco tempo. Pelos e cabelos perdem a coloração e ficam brancos. O tratamento cirúrgico do Vitiligo Segmentar é o mais adequado, com chances de cura em 90% dos pacientes.

Vitiligo comum
As manchas manifestam-se nos dois lados do corpo, de forma simétrica: duas mãos, dois pés, dois joelhos. Há ciclos de perda de cor e épocas em que a doença se desenvolve, e depois há períodos de estagnação. Um dermatologista capacitado no tratamento do vitiligo pode indicar as melhores opções de tratamento para cada fase. Os pacientes portadores dessa forma da doença devem manter um acompanhamento regular com seu dermatologista, mantendo uso das medicações prescritas.

Vitiligo indeterminado ou misto
São chamados indeterminados, pois não se sabe se a evolução será local ou em várias áreas do corpo. Podem ser uma forma inicial da doença ou permanecer apenas como uma pequena mancha que não evolui.

Dentre as opções terapêuticas está o uso de medicamentos que diminuem o dano oxidativo e autoimune sobre os melanócitos, e medicamentos que induzem a repigmentação das regiões afetadas, além de tecnologias como o laser e fototerapia UVB-NB ou técnicas cirúrgicas como o transplante de melanócitos.

Os dermatologistas da Uniderm Dermatologia têm grande experiência no acompanhamento de pacientes portadores de vitiligo e são as referências nacionais nas técnicas cirúrgicas do Vitiligo.

Dr. Eugênio Reis – Dermatologista
CRM-DF I 15586 I RQE: 10615.7
(61) 3328.6449/ 98118.5229

Diagnósticos seguros. Tratamentos eficientes.

Pode ser que, para algumas pessoas, seja só um detalhe. Pode ser que elas nem percebam o que te incomoda. Ou pode ser que elas até comentem. O fato é: se é importante para você, é importante para nós. Estamos do seu lado e podemos oferecer um diagnóstico com a maior precisão para um tratamento revolucionário. Venha escrever uma nova história com a gente.

close-up-shot-of-woman-with-beautiful-eye-looking-at-camera.jpg
woman-lips-mouth-biting-lip.jpg

Eugênio Reis

CRM-DF 15586 - RQE 10615

Doutorado / Especialista em Dermatologia 15 anos de experiência na área.

Cirurgião Micrográfico de Mohs e Especialista em doenças do Cabelo.

“Somos uma bela jornada. Carregamos bagagens de conquistas e histórias. E os recomeços fazem parte da caminhada. O importante mesmo é estarmos comprometidos com nós mesmos.”

Melhores tecnologias

Usamos os equipamentos mais modernos no mundo para os tratamentos estéticos e clínicos.

Dermatologias

Somos especialistas em todas as áreas da dermatologia: clínica, estética e cirúrgica.

Referência em Cirurgia de Mohs

Poucos médicos são habilitados a realizarem a Cirurgia de Mohs (câncer de pele) no Brasil. E nós fazemos esse procedimento aqui!