O que é:
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição (ou ausência) de melanócitos, células responsáveis pela formação da melanina (pigmento da pele). O tratamento mais adequado deve ser discutido com um dermatologista, mas a cirurgia é uma das opções.
Para que serve:
Tratamento de escolha em pacientes com baixa resposta a terapia clínica tradicional e na doença estável.
Sessões e resultados:
O procedimento consiste na retirada de uma fina lâmina de pele do próprio paciente (autólogo) que não deixa cicatriz e raramente pode deixar uma diferença de cor no tecido doador. Os melanócitos serão extraídos dessa lâmina de pele e serão implantados na área do vitiligo. Como as células melanócitos transplantadas são do próprio paciente, não existe risco de rejeição.
Vantagens:
É considerada a técnica cirúrgica mais avançada para o tratamento do Vitiligo, tendo os melhores resultados cosméticos na área de vitiligo receptora e na área doadora. Isso porque, uma pequena área doadora consegue pigmentar uma área de vitiligo de até 10 vezes maior. O resultado cosmético é excelente, pigmentação natural iniciando após dois a quatro meses do procedimento cirúrgico.
Referência no Brasil:
Na Clínica Uniderm, o médico dermatologista Eugênio Reis teve treinamento em cirurgia de vitiligo pelo reconhecido professor doutor Davinder Parsad na técnica de transplante autólogo de melanócitos não cultivados.