Cuidados com o uso de sabonetes adequados para a pele da criança e hidratantes corretos evitam as crises de piora dessa doença.
Dermatite atópica é uma das doenças mais frequentes na infância. Manifesta-se como lesões avermelhadas que coçam bastante: face, couro cabeludo, dobras de cotovelos e joelhos. É muito comum que os pais da criança tenham histórico de problema semelhante na infância deles.
É dermatite ou alergia?
Os dois. A dermatite é uma resposta alérgica do sistema imunológico. As manifestações de dermatite seborreica, por exemplo, surgem como uma crosta amarelada, principalmente no couro cabeludo, de crianças que mamam no seio. O tratamento é feito com medicamentos de uso tópico e, em poucos dias, o paciente já apresenta melhora considerável.
Ainda sobre as dermatites infantis, a dermatite das fraldas, inclusive, é conhecida como a “alergia das fraldas”. Essa resposta alérgica é vista pela irritação da pele e contato prolongado com fezes e urina. A medida mais importante é a troca de fraldas com frequência ou, em alguns casos, a indicação de fraldas de tecido.
Manchas de nascença: devo me preocupar?
Manchas de nascença ou nevos/pintas devem sempre ser acompanhados pelo dermatologista. Qualquer alteração na cor, tamanho ou aspecto deve ser avaliada cuidadosamente. As manchas claras ou nevos acrômicos (pintas brancas) devem ser diferentes do vitiligo e, em geral, permanecem do mesmo tamanho.
Hemangiomas
São manchas vasculares que surgem discretas nos primeiros meses de vida, apresentam um rápido crescimento e, algumas, somem após alguns meses. Outras, no entanto, necessitam de tratamento, após a avaliação do dermatologista. O tratamento quando indicado deve ser realizado nos primeiros meses de vida, para não ocorrer nenhuma deformidade pelo crescimento exagerado do hemangioma nesse período.
Famosas brotoejas
As miliárias, também conhecida como “brotoejas”, é muito comum nos bebês por causa da imaturidade das glândulas do suo em bebês mais novinhos. A doença é caracterizada por pequenos carocinhos avermelhados, principalmente na área das dobras e das fraldas. A medida mais importante, nestes casos, é evitar ambientes com pouca ventilação, além do uso excessivo de roupas. Nada de ficar cobrindo recém-nascido o tempo todo!
Dr. Eugênio Reis – Dermatologista
CRM-DF I 15586 I RQE: 10615.7
(61) 3328.6449/ 98118.5229