Quem sofre com acnes vive uma verdadeira dependência de maquiagens, o que piora o quadro. Mas comece agora a dar boas-vindas à liberdade de poder sair com a pele natural e cheia de saúde.
As acnes e espinhas podem ser um problema muito maior do que aparenta ser. Não são simplesmente poros inflamados. Estamos falando de autoestima e até da dificuldade para entrar em um novo relacionamento, quando se trata de acne em adultos. E quando o problema está em adolescentes e jovens, as marcas muitas vezes são relatadas como causa de um quadro depressivo.
Mas por que temos espinhas?
A acne é uma doença resultado da obstrução das glândulas de gordura da pele. Vários fatores determinam esse quadro de excesso de produção de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e até uma tendência de acúmulo de células e tecidos mortos.
“Os nódulos e os cistos, chamados de acne interna, provavelmente darão cicatriz”, explica o dermatologista Dr. Eugênio Reis. As cicatrizes de acne, são de difícil tratamento, e o ideal é tentar evitá-las. Alguns pacientes, podem necessitar de exames laboratoriais, e investigação clínica mais detalhada para descartar doenças hormonais.
Automedicação não é o melhor caminho
Como resultado, temos uma pele com acnes nas bochechas, queixo, testa, costas e até no couro cabeludo. O paciente não quer mais sair de casa, ou conversar com amigos ou até conhecer uma pessoa nova. A autoestima fica lá no chão a cada vez que se olha no espelho. E no desespero, alguns se automedicam com pomadas secativas que só pioram o problema e deixam a pele ainda mais manchada.
Maquiagem piora o quadro
Como forma de esconder as marcas, também faz-se o uso excessivo de bases, pós, B.B Creams e até de protetores com cor que não possuem a textura certa para aquele tipo de pele. Se os produtos não forem comedogênico (que impedem a obstrução de poros), o quadro fica ainda mais grave.
Acne pode ser genético?
Sim, a genética pode desempenhar um papel na determinação da probabilidade de você ter acne. Mas só porque ela é mais comum em algumas famílias, não significa que seja garantido que se os pais tiveram quadros graves de acne, os filhos terão.
A acne é uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Embora não haja muito o que fazer sobre seus genes, você pode ajudar utilizando bons produtos para limpeza da face (áreas com acne), buscar um equilíbrio hormonal e buscar um estilo de vida saudável, juntamente com os tratamentos corretos.
As cicatrizes de acnes, tem solução?
As cicatrizes da acne ocorrem quando o tecido saudável é danificado e substituído por tecido fibroso. Muitas vezes, o resultado de manipular e espremer as espinhas, podem piorar a lesão e infeccionar a região e causar um ferimento que leva algum tempo para cicatrizar.
Mas existem várias opções de tratamento disponíveis para cicatrizes de acne, incluindo tratamentos a laser, cirurgia na pele, peelings e preenchimentos com ácido hialurônico e ácido poli láctico.
Sobre os tratamentos, em formas leves, eles podem ser apenas tópicos, sabonetes para controle de oleosidade, cremes, géis e pomadas. Em formas mais graves, é preconizado uso de medicamentos orais. Outros procedimentos que ajudam no controle da acne seriam extração de “cravos”, peelings químicos, microdermabrasão, alguns tipos de laser e luzes.
Dr. Eugênio Reis – Dermatologista
(61) 3328.6449/ 98118.5229