O que é:
O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Os tipos de câncer de pele mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.
Causas:
A exposição solar é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele.
Tratamentos:
Há diversas opções terapêuticas para o tratamento do câncer da pele não-melanoma. Já no caso do melanoma, o tratamento varia conforme a extensão, agressividade e localização do tumor, bem como a idade e o estado geral de saúde do paciente. Os tratamentos dos tumores de pele, podem ser realizados por meio de cirurgia convencional para remoção de câncer de pele e pela Cirurgia Micrográfica de Mohs.
Cirurgia de Mohs
Cirurgia micrográfica significa que é realizada com controle microscópico. Os tumores de pele apresentam um crescimento microscópico. Com esse método preciso, evita-se que resquícios do tumor original voltem a se desenvolver no mesmo ponto, ao mesmo tempo em que preserva ao máximo o tecido sadio ao redor do tumor. Isso também inimiza a cicatriz no local, preservando a estética e a função da área acometida.
Referência no Brasil:
O médico dermatologista Eugênio Reis realiza treinamento em cirurgia de Mohs e reconstrução facial no mais avançado centro dermatológico do mundo em Houston, Texas. Um dos poucos médicos no Brasil e no mundo que fazem a cirurgia de Mohs.