O que é:
Podemos dividir em dois grupos: dermatite atópica é uma das doenças mais frequentes na infância. Manifesta-se como lesões avermelhadas que coçam bastante, na face, couro cabeludo, dobras de cotovelos e joelhos; e dermatite seborreica: manifesta-se como uma crosta amarelada, principalmente no couro cabeludo de crianças que estão amamentando.
Dermatite das fraldas: irritação da pele pelo contato prolongado com fezes e urina. Miliária: também conhecida como “brotoeja”, é muito comum nos bebês devido à imaturidade das glândulas do suor. A doença é caracterizada por pequenos carocinhos avermelhados, principalmente na área das dobras e das fraldas.
Causas:
No caso da atópica, é muito comum que os pais da criança tenham histórico de problema semelhante na infância. Na seborreica, crianças que são amamentadas têm maiores chances de desenvolver esse quadro. E a de fraldas, estima-se que o tempo prolongado com as fraldas sem trocar possa ocasionar as alergias.
Tratamentos:
O tratamento é feito com medicamentos de uso tópico e, em poucos dias, a criança apresenta melhora considerável. Cuidados com o uso de sabonetes adequados para a pele da criança e hidratantes corretos evitam as crises de piora dessa doença. A medida mais importante, no caso das brotoejas, é evitar ambientes com pouca ventilação, além do uso excessivo de roupas.