O que é:
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição (ou ausência) de melanócitos, células responsáveis pela formação da melanina.
Causas:
As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo.
Tratamentos:
Quando o vitiligo é detectado, é muito importante que o dermatologista faça a classificação de qual tipo está ocorrendo. A definição do tipo de vitiligo determina os tratamentos com maior chance de sucesso. O tratamento cirúrgico do vitiligo segmentar é o mais adequado, com chances de cura em 90% dos pacientes.
Para o vitiligo comum ou não segmentar, existe o tratamento crônico, com o uso de medicamentos que diminuem o dano oxidativo e autoimune sobre os melanócitos, e medicamentos que induzem a repigmentação das regiões afetadas, além de tecnologias como o laser e fototerapia UVB-NB ou técnicas cirúrgicas como o transplante de melanócitos.
Referência no Brasil:
Os dermatologistas da Uniderm têm grande experiência no acompanhamento de pacientes portadores de vitiligo e são as referências nacionais nas técnicas cirúrgicas do Vitiligo.