A queda de cabelo de forma súbita assusta muita gente.
Mas os tratamentos atuais são muito eficientes no combate à alopecia.
De repente você olha para o chão e vê aquele tanto de cabelo caindo enquanto você o penteia. Vai tomar banho e as mãos pegam os fios que desgrudam durante o enxague. E quando a gente menos espera, o couro cabeludo aponta: alguma coisa não vai bem.
Uma das características da alopecia areata é a de que é uma doença que provoca a queda de cabelo de forma súbita, de avanço rápido, formando pequenas ou grandes áreas sem cabelo. As causas não são claras, mas acredita-se que uma pré-disposição genética desencadeie essa reação autoimune. Mas outras causas desconhecidas podem também ser desencadeadoras.
Uma doença imprevisível
A extensão da perda de cabelo varia e são raros os casos em que o paciente perde todo o cabelo da cabeça (alopecia areata total) ou caem todos os pelos do corpo (alopecia areata universal). O fato é que trata-se de uma doença imprevisível. E cada caso é único.
Em algumas pessoas, o cabelo cresce de novo, mas cai novamente mais tarde. Em outras, o cabelo volta a crescer e não cai mais. Mesmo que perca todo o cabelo, há chance de que ele volte a crescer novamente. A boa notícia é que a alopecia areata é considerada alopecia que não deixa cicatriz no couro cabeludo.
Calvície
A alopecia mais comum é chamada de Alopecia Androgenética, conhecida popularmente como calvície. Ela causa afinamento, encurtamento e diminuição do volume dos fios. Geralmente é de origem genética, tendo um dos familiares do paciente também acometidos (pai, mãe, irmãos, avós, tios).
Outras causas também comuns de queda de cabelos, seriam a dermatite seborreica – caspa e os eflúvios telógenos. Mas também existem outras formas de alopecias menos comuns, que são chamadas de alopecias cicatriciais como Líquen Plano Pilar, Lúpus eritematoso, Alopecia Frontal Fibrosante, e as Foliculares abscedante e decalvante.
Ótimos resultados
Os tratamentos atuais existentes são muito eficientes. Eles diminuem a inflamação que ocorre na raiz do folículo piloso e estimulam o folículo a produzir o cabelo novamente e precisam continuar até que a doença desapareça. Existem tratamentos clínicos com prescrição de medicamentos tópicos e tratamentos com uso de injeções, crioterapia e imunoterapia. O dermatologista irá escolher o melhor tratamento para cada paciente.
Tratamentos clínicos tradicionais ou tratamentos mais recentes como o Laser Capilar, LED capilar, uso de fatores de crescimento, mesoterapia capilar, crioterapia, microagulhamento e a microinfusão de medicamentos na pele – MMP® são realizados com o Dr. Eugênio Reis, especialista em couro cabeludo. A MMP® é um método recente e moderno de introdução de medicamentos no couro cabeludo, através de microagulhas.
Rápido e com ótima aceitação pelos pacientes; é muito bem indicado para o tratamento da queda de cabelo. Os resultados começam a ser vistos em média após 20 dias da aplicação, sendo recomendado realizar de 4 a 6 sessões, e na manutenção realizar a cada seis meses um nova aplicação.
Dr. Eugênio Reis – Dermatologista
CRM-DF I 15586 I RQE: 10615.7
(61) 3328.6449/ 98118.5229