(61) 981185229  Brasília Shopping, Torre Sul, Salas 504-507

Melasmas têm ou não têm cura?

As manchas são pesadelos para muitas mulheres e homens que sofrem dessa hiperpigmentação. Mas elas podem praticamente sumir com tratamentos eficazes.


Imagine você com manchas amarronzadas pelo rosto. O aspecto mais escuro em algumas partes dá o ar de envelhecimento e de mal cuidado. É por isso que pacientes com melasmas (surgimento de manchas escuras na pele) se queixam tanto e não se cansam de buscar tratamentos realmente eficazes para combater esse problema. Alguns dizem sentir vergonha e de conviver com amigos, familiares e podem trazer até problemas no trabalho.

E como muitos já sabem, não há uma causa específica para o surgimento dos melasmas normalmente na face, nos braços e/ou no colo, em áreas de maior exposição solar. O que sabemos é que existe uma forte relação com causas como: predisposição genética e exposição ao sol.

Afina, o melasma tem ou não tem cura? 

De acordo com o médico dermatologista Dr. Eugênio Reis, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma é uma condição crônica, ou seja, não tem uma cura definitiva. Mas existem tratamentos muito eficazes, sem dor e que melhoram consideravelmente o quadro. 

Os tratamentos variam, mas sempre compreendem hábitos de proteção solar contra os raios ultravioleta, a luz visível e o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. “O tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. Em casos de baixas respostas aos tratamentos mais comuns, terapias emergentes, uso de laser, microagulhamento, peelings químicos são importantes ferramentas clareadoras”. 

Vale lembrar que os procedimentos são tratamentos complementares ao tratamento clínico. Os pacientes podem necessitar de sessões periódicas dos procedimentos para manutenção da melhora do clareamento da pele.

Manchas comuns X Melasmas

Para saber de fato se você tem ou não melasmas, uma avaliação médica é indispensável. Só ele poderá dizer o verdadeiro diagnóstico. Faz-se um exame clínico que baseia-se na análise médica das manchas e no estilo de vida do paciente. A avaliação do dermatologista também é fundamental para se dispensar qualquer possibilidade de melanoma (câncer de pele).

Dr. Eugênio Reis – Dermatologista
(61) 3328.6449/ 98118.5229

Não encontrou o que estava procurando?

Faça a sua pesquisa no campo abaixo:

Destaques

Título Tratamento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Últimas Publicações